Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Partilhe esta Página


Sobre o Curso
Sobre o Curso

       O curso de Engenharia Mecânica tem duração mínima de 4.215 (quatro mil duzentas e quinze) horas-atividades, correspondentes a 260 (duzentos e sessenta) créditos, com tempo mínimo de formação de quatro anos e máximo de nove anos. Em geral, os estudantes concluem as componentes curriculares em quatro anos e meio e em seguida realizam estágio curricular semestral em regime de dedicação exclusiva em empresas de médio e grande porte de todo o país, totalizando cinco anos de formação. Em acordo com a missão estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG (UFCG, 2006) e com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia (PARECER CNE/CES Nº 1362/2001), o objetivo geral é formar Engenheiros Mecânicos generalistas, com visão humanista, crítica e reflexiva. Busca-se também capacitá-lo a absorver e desenvolver novas tecnologias com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética, em atendimento às demandas da sociedade em nível nacional.

      Com o intuito de oferecer mais oportunidades aos estudantes com bom desempenho acadêmico e não absorvidos por Programas Institucionais de Bolsas (PIBIC, PIVIC, PIBIT e PROBEX), está em curso uma série de atividades no âmbito da unidade acadêmica (departamentais), dentre as quais se destacam:
a) Projeto ParahyBaja da SAE Brasil: veículo de competição off-road tipo baja;
b) Projeto ParahyAsas: aeromodelo rádio controlado de competição do tipo cargueiro;
c) Programa de Recursos Humanos Nº 25 (PRH-25) da Agência Nacional do Petróleo (ANP);
c) Programa de Recursos Humanos Nº 42 (PRH-42) da Agência Nacional do Petróleo (ANP);
d) Empresa Júnior de Engenharia Mecânica (EJEMEC).
      As duas primeiras atividades de âmbito departamental são multidisciplinares por natureza, levando o estudante de Engenharia Mecânica a interagir de forma cooperativa com colegas de outros cursos da UFCG, tais como Engenharia Elétrica e Design Industrial. Por outro lado, a absorção de estudantes da engenharia mecânica como bolsistas dos PRH’s 25 e 42, este último implantado há pouco, lhes conferem oportunidades e diferenciais de formação voltados para a indústria do petróleo e gás. Por fim, a EJEMEC que constitui elemento importante para o exercício profissional ainda no âmbito universitário sob a orientação de professores, possibilitando uma sedimentação e amadurecimento técnico que dificilmente se obtém em sala de aula.
      As atividades de âmbito individual são aquelas originadas a partir dos projetos de pesquisa aprovados pelos professores e colaboradores da UAEM junto a agências de fomento, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por exemplo. Desde o ano 2000, o número de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, divulgação científica e extensão vem crescendo continuamente, expandindo as oportunidades de atuação para os alunos de graduação em laboratórios de pesquisa e ações acadêmicas das mais diversas naturezas.
      É nesta perspectiva de contínuo desenvolvimento da UAEM que foi articulada a presente proposta de criação do grupo PET. Em relação ao projeto pedagógico do curso de graduação, a efetivação do Grupo PET contribuirá significativamente para oportunizar aos estudantes de engenharia mecânica da UFCG diversas atividades complementares e de aproveitamentos de estudos. Conforme já comentado anteriormente, atividades extra sala de aula, como a participação no PET, serão contabilizadas no PPC em implantação como créditos cursados, assim como para alunos envolvidos nas outras atividades extras de ensino, pesquisa e extensão. Com esta nova modalidade de cumprimento das exigências do número de créditos para conclusão do curso, a participação dos estudantes no Grupo PET de Engenharia Mecânica da UFCG receberá motivação adicional.
        Buscando manter uma estreita relação entre a realidade e as particularidades da graduação em engenharia mecânica da UFCG, as ações do Grupo PET deverão ser norteadas segundo os pressupostos e a filosofia aqui apresentadas. No entanto, serão reavaliadas continuamente e reformatadas de acordo com a vivência acadêmica e as necessidades de melhoria e complementação de conteúdos do curso.